Etapa Zero- Empresário em nome Individual

Em 1999, o Engenheiro Pedro Costa, iniciou actividade como ENI, sendo Formador em engenharia mecânica e da electrónica automovel, em diversas instituições da região norte.

No ano 2000, dotado do Know-How, resultado de diversas experiências profissionais, de entre as quais se destaca o desempenho das funções de “Engenheiro de Desenvolvimento de Motores VW” na Auto-Europa, decidiu dedicar-se à prestação de serviços de electrónica, para particulares.

A Speed Factor L.da passou por 3 fases de desenvolvimento:

Entre Dezembro de 1999 e Dezembro de 2002, foram criadas as bases estruturais do negócio, atraves da criação de redes de agentes e representantes, particulares e institucionais, que incluiram alguns concessionários, centros Bosch Service, entre outros. Nesta altura, os incrementos de potência, eram realizados apenas sobre veículos automóveis com motorização diesel.

Uma das preocupações essenciais, desde o arranque, baseou-se na execução de um serviço, com garantia total de qualidade, assente no desenvolvimento de soluções à medida, para cada par cliente/veículo.

Num segundo momento, após Janeiro de 2003, foi iniciada uma estratégia de diversificação e disseminação de novos serviços, assegurando a manutenção da posição de liderança no mercado.

Os Serviços foram diversificados , nomeadamente com os aumentos de potência, em veículos de passageiros com propulsão a gasolina , com os Diagnosticos electrónicos, com as Reduções de Consumo em viaturas de empresas e de particulares.

Uma outra área de actuação em desenvolvimento consiste no Aconselhamento Técnico a Preparadores de Veículos de Competição Automóvel, cujo nível de solicitações tem sido crescente, dado o prestígio e as referencias no mercado em relação á marca Speed Factor. Com esta multiplicação do catálogo de serviços disponíveis, o mercado potencial cresceu significativamente, quer em número, quer em extensão, transformando a abrangência inicialmente regional, para uma dinâmica nacional.


Num terceiro momento, coincidente com a passagem de empresário em nome individual, para a constituição da sociedade Speed Factor- Consultoria e Serviços Técnicos de Engenharia L.da., em Setembro de 2003, o leque de serviços prestados alargou-se, nomeadamente com o desenvolvimento de protocolos de cooperação com importadores oficiais de diferentes marcas e com alguns preparadores estrangeiros de renome, com o objectivo de prestar Serviços de Consultoria e Formação nas áreas de electrónica, mecânica e gestão, entre outros.

Apartir de Maio de 2004, a Speed Factor dispónibilizou um novo serviço, que consistiu no Up-Grade do Motor Diesel do seu Barco, em qualquer ponto do país.



FS SPEED FACTOR

Janeiro de 2007, com a criação da FS SPEED FACTOR, é dado um passo muito importante no sector automovel, surgindo deste modo, um Centro Tecnologico Automovel de Excelencia, em Sao Joao da Madeira.

Este projecto decorre de uma simbiose perfeita, entre a experiencia e know-how de mais de 7 anos de actividade, da audaz e inovadora equipa da empresa "speedfactor", e da capacidade comercial vanguardista do grupo automovel "Fernando Simao", reconhecido internacionalmente.
Esta associação, permite a oferta de um leque alargado de soluções técnicas - (mecanica e/ou electronicas) para clientes empresariais e particulares, com uma consistencia e uma presença nacional mais marcante